Como escolher o melhor aparelho auditivo?
Érika Resende - Fonoaudióloga
1/18/20241 min read


Existem diversos tamanhos de aparelhos auditivos, diferentes marcas, preços e níveis de tecnologia. Afinal, como saber se você está investindo no melhor aparelho auditivo?
A verdade é que não existe um aparelho auditivo superior aos demais. A seleção e indicação dos aparelhos auditivos é feita pelo Fonoaudiólogo de maneira individualizada, com base nos exames audiológicos, no estilo de vida, nas necessidades do dia-a-dia e no orçamento do paciente. Por exemplo: um aparelho auditivo invisível e com recursos tecnológicos avançados pode ser perfeito para um paciente preocupado com a estética, ativo no mercado de trabalho e imerso no mundo tecnológico, mas pode não ser a escolha ideal para um paciente com dificuldades motoras ou visuais que dificultem o manuseio de peças pequenas e com uma configuração auditiva que exija uma maior amplificação. Da mesma forma, se o paciente não tem condições financeiras de investir em um aparelho de tecnologia "premium", é mais importante que ele invista o mais rápido possível em um aparelho auditivo mais acessível, que supra suas necessidades auditivas, afinal, a adaptação precoce faz toda a diferença no tratamento da perda de audição.
Portanto, na hora de escolher um aparelho auditivo, o mais importante é procurar um profissional especializado, de confiança e que forneça o suporte necessário após a aquisição do aparelho. Durante a consulta, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a sua perda de audição, falar sobre as suas necessidades do dia-a-dia, suas prioridades e sobre o suporte Fonoaudiológico oferecido após a compra.
Lembre-se: o melhor aparelho auditivo é aquele que você consegue usar!